PROPOSTA PEDAGÓGICA

O Berçário, Creche, Hotelzinho e Educação Infantil do Espaço Bambolê adotam, um projeto político pedagógico que insere a criança em brincadeiras, atividades lúdico-pedagógicas e momentos do cuidar como ricas oportunidades de experimentar sensações, sentimentos e realizar ações que promovam aprendizagens significativas num ambiente de interação com outras crianças e adultos. A abordagem teórica que fundamenta nossa prática é o construtivismo sócio - interacionista. Alicerçamo-nos em conhecimentos produzidos por estudiosos como Piaget e Vygotsky.

Entendemos que a criança é um sujeito social e histórico que está inserido em uma sociedade na qual partilha de uma determinada cultura. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também contribui com ele. Nossa concepção de criança está alinhada aos novos paradigmas pedagógicos que define a criança como ser competente para interagir e produzir cultura no meio em que se encontra.

Nessa perspectiva, a interação social torna-se o espaço de constituição e desenvolvimento da consciência do ser humano desde que nasce (VYGOTSKI, 1991). Muitas vezes vista apenas como um ser que ainda não é adulto, ou é um adulto em miniatura, a criança é um ser humano único, completo e, ao mesmo tempo, em crescimento e em desenvolvimento. É um ser humano completo porque tem características necessárias para ser considerado como tal: constituição física, formas de agir, pensar e sentir. É um ser em crescimento porque seu corpo está continuamente aumentando em peso e altura. É um ser em desenvolvimento porque essas características estão em permanente transformação. As mudanças que vão acontecendo são qualitativas e quantitativas - o recém-nascido é diferente do bebê que engatinha, que é diferente daquele que já anda, já fala, já tirou as fraldas. O crescimento e o desenvolvimento da criança pequena ocorrem tanto no plano físico quanto no psicológico, pois um depende do outro.

Embora dependente do adulto para sobreviver, a criança é um ser capaz de interagir num meio natural, social e cultural desde bebê. A partir de seu nascimento, o bebê reage ao entorno, ao mesmo tempo em que provoca reações naqueles que se encontram por perto, marcando a história daquela família. Os elementos de seu entorno que compõem o meio natural (o clima, por exemplo), social (os pais, por exemplo) e cultural (os valores, por exemplo) irão configurar formas de conduta e modificações recíprocas dos envolvidos. No que diz respeito às interações sociais, ressalta-se que a diversidade de parceiros e experiências potencializa o desenvolvimento infantil.